A transformação já começou, o futuro é agora
A Indústria 4.0 provoca mudanças nas organizações. Se antes era impossível imaginar equipamentos que se comunicam entre si, hoje, tecnologias como sensores de calor e aproximação, os algoritmos de inteligência artificial e a robótica avançada já se tornaram uma realidade.
Além disso, a transformação digital também permitiu a integração dos sistemas físicos, digitais e biológicos, possibilitando processos mais eficientes, com menos falhas humanas e redução de custos, além de decisões mais estratégicas.
A Mercedes-Benz do Brasil, por exemplo, se tornou a primeira fabricante de veículos comerciais do país preparada para a Indústria 4.0. Com a implementação de novas tecnologias na fábrica, ela conseguiu reduzir o consumo de energia em 56% e de cerca de 40 kg de papel.
Além disso, agora a empresa também oferece serviços que conectam a fábrica, rede de concessionárias e clientes, gerando um ecossistema para realizar ações como a detecção de problemas no caminhão, envio de uma mensagem para a concessionária mais próxima e para o cliente, de modo que o processo de conserto do caminhão seja rápido e gere menos transtornos.
Por que a indústria deve passar por um processo de inovação realista?
De acordo com alguns especialistas, a transformação digital avançou em seis meses, o equivalente a cinco anos, por conta da pandemia. A situação exigiu mudanças rápidas e muitas empresas não estavam preparadas. Foi um alerta para que, quem ainda não havia percebido a importância da transformação, pudesse entendê-la.
Mas não é apenas a necessidade de comunicação remota ou processos mais automatizados que estão em questão. Ao utilizar a tecnologia, as indústrias podem obter diversos benefícios como:
- Lançar novos produtos e serviços com mais agilidade;
- Acompanhar os processos em tempo real;
- Tomar decisões de maneira descentralizada;
- Possibilitar a interação entre pessoas, máquinas e fábricas com mais eficiência;
- Coletar e utilizar dados de maneira estratégica;
- Automatizar processos.
Confira alguns Estudos de caso
Conte-nos os seus
desafios de negócios!
Lorem ipsum dolor sit amet,
consectetur adipiscing elit.